O JD Festival, que ocorreu no último fim de semana (16 e 17/12), reuniu jovens que buscavam ampliar ou iniciar sua atuação na área da tecnologia. O evento, que teve lugar no Centro de Eventos, contou com uma programação diversa, incluindo palestras, jogos, hackatons, estandes e apresentações, além de uma feira de empregabilidade.
Durante o primeiro dia do evento, 12 equipes de estudantes do 9º ano da Rede Municipal apresentaram jogos desenvolvidos durante a Feira Tech, uma maratona de desenvolvimento de games com foco em sustentabilidade, realizada pelo Juventude Digital. Os 25 alunos das cinco equipes vencedoras ganharam um intercâmbio de um mês para a Inglaterra, com o objetivo de aprimorar o ensino da língua inglesa. Todos os alunos participaram do projeto JD 9º ano, que promove aulas de capacitação em tecnologia e já alcançou mais de 20 mil alunos das escolas públicas da capital.
Para Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), a conquista do intercâmbio é um momento significativo na vida dos estudantes: “Para eles, é uma virada de chave importante, poder sair da sua realidade, do seu bairro e conhecer conhecer uma perspectiva de uma cidade cosmopolita como Londres. Eles terão a possibilidade de fortalecer seus sonhos. É emocionante para eles e para nós, ver que o aluno da escola pública só precisa de oportunidade. E é isso que a Prefeitura está dando”, afirmou.
Os grupos vencedores foram das escolas Maria José Macario, Professora Fernanda Maria de Alencar Colares, Padre Arimateia Diniz, Angélica Gurgel e Nelson Mandela. A banca de avaliadores contou com a presença de Luiz Alberto Sabóia, Vitor Macedo, vice-presidente da Citinova, Daniel Goularte e Mayanderson Santos, aluno do Juventude Digital.